Meu Primeiro Carnaval em Salvador - Bahia

O Carnaval de Salvador e os seus circuitos

O folião que nunca esteve no carnaval de Salvador precisa saber é que existem dois circuitos principais por onde os trios elétricos e seus blocos passam. Como se acontecessem duas micaretas, em dois locais diferentes na cidade.

Há alguns anos, por iniciativa dos órgãos de turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa) e da Cidade de Salvador (Emtursa), os circuitos passaram ser chamados de Dodô e Osmar (oficial), em homenagem aos criadores do Trio Elétrico.

O circuito Dodô, o famoso Barra-Ondina, começa em frente ao Farol da Barra, e termina no bairro de Ondina, percorrendo a Av. Oceânica. Já o circuito Osmar, mais conhecido como Avenida, percorre as ruas do centro de Salvador, saindo da Praça do Campo Grande, passando pela Av. 7 de Setembro, Praça Castro Alves, Rua Carlos Gomes, e acabando em frente ao Tropical Hotel da Bahia.

Blocos

Os Blocos são compostos por um trio elétrico e um carro de apoio e têm seu espaço delimitado por uma grande corda, além de terem um esquema próprio de segurança. Em cada Bloco se apresenta uma atração da música baiana.

Trio Elétrico

O trio elétrico é um palco andante montado sobre um grande caminhão, equipado com geradores e modernos equipamentos de som e luz. Os artistas e bandas se apresentam em cima do trio, animando a multidão dentro e fora dos blocos.

Abadás

O abadá é uma camisa estampada que identifica o participante de cada Bloco. O abadá funciona como um ingresso. Cada Bloco desfila com um abadá diferente para cada dia do carnaval e cada um deles possui um símbolo de segurança próprio.

Camarotes

Os Camarotes são estruturas fixas na qual o folião pode curtir a festa com maior conforto. A estrutura dos Camarotes pode variar, contudo todos contam com uma ampla varanda de onde é possível acompanhar não só uma, mas todas as atrações durante o dia escolhido. A maioria deles está situada no circuito Ondina e possui uma rica estrutura de lazer, com bares, salões de beleza, pista de dança, espaço para shows e restaurantes badalados.

O acesso aos Camarotes é feito com camisa e pulseira, diferentes para cada dia. Em alguns casos, há diferenças entre o masculino e o feminino. O abadá do camarote dá acesso exclusivamente ao camarote, caso queira ir num bloco o folião deverá comprar o abadá do mesmo e vice versa.

Folião Pipoca

O folião pipoca é aquele que não comprou abadá nem ingresso para os camarotes, ou seja, aquele que aproveita a passagem dos trios, mas não conta com a comodidade e a segurança que a estrutura dos blocos e camarotes disponibilizam. Como a concentração de gente é muito grande, os foliões pipoca têm que dividir o espaço com a multidão, além dos vendedores ambulantes.

Entrega

A entrega dos abadás só acontece na semana do Carnaval. As empresas (blocos e camarotes) tomam esse cuidado para evitar a “clonagem” das camisetas. No Festas e Abadás o cliente é quem escolhe a forma como quer receber o seu abadá. Aqui você agenda a sua entrega na maior comodidade e segurança. Temos várias opções para atender a necessidade de cada cliente:

Delivery – Optando por este serviço você receberá o seu abadá onde estiver hospedado evitando filas, estresse com locomoção e o risco de circular com os abadás. Essa é a opção mais utilizada por nossos clientes;
No Porto de Salvador – Somente para quem vem de navio.
Em Nosso Local – o local será divulgado com a proximidade do carnaval.
Sedex 10 – apenas para capitais

Caso tenha comprado nas sedes terá de ir buscar no local de entrega deles. Após pegar seu abadá tome cuidado caso esteja a pé ou de ônibus, pois ele vale muito!!! Veja mais sobre entrega de abadá aqui.

Locomoção / Transporte

A dica é locar um carro, você irá economizar muito mais. As diárias variam de R$60 até R$120. Caso prefira andar de ônibus, utilize os “executivos”, são microônibus equipados com Ar Condicionado e Televisão, sua tarifa é um pouco maior que a condução comum, porém é bem mais seguro! Se a idéia é pegar táxi, lembre-se de negociar sempre! Antes de entrar no carro, pergunte ao motorista quanto ele cobra para ir até tal lugar, geralmente da para fechar um preço fixo mais em conta com ele.

Dinheiro e Objetos de Valor

Evite carregar muito dinheiro, documentos, celular, relógio, máquina fotográfica, entre outros, no bolso. Coloque dentro do tênis ou em bolsinhas presas na cintura e por dentro da bermuda (modelo de carregar dinheiro em viagem).

Resumindo

Leve apenas dinheiro trocado e suficiente para suas despesas naquele dia
Leve sempre um documento de identidade
É importante ter anotado o endereço de onde está hospedado e um número de telefone para contato
Deixe jóias e objetos de valor no lugar em que estiver hospedado
Escolha um calçado confortável, dê preferência ao tênis.
Fora dos blocos e camarotes procure andar em grupo
Evite sair do bloco durante o percurso
Se for dirigir, não beba
Passe bastante protetor solar antes de sair
Alimente-se bem, mas com comidas leves e beba bastante líquido.

No mais é só comprar o seu abadá ou camarote e começar a contagem regressiva para a maior festa popular do planeta!!

Compre aqui o seu Abadá.

Siga o festas e Abadás:

  • Facebook
  • Twitter

Receba nossa newsletter


© 2004 / 2017 - Festas e Abadás - Sol Viagens e Turismo